Os temas transformação digital e relações humanas nunca estiveram com tanta força e presença no dia a dia das organizações e principalmente da área de recursos humanos. Esses assuntos trazem como consequência grandes mudanças nas relações e processos do trabalho. Hoje, além do RH ter que se adaptar à era digital, a área também tem a necessidade de se posicionar em relação a promoção da diversidade, a consciência sustentável, promover a marca empregadora e acompanhar de perto o bem-estar e engajamento do colaborador. Somando-se a todas essas demandas, ainda temos que contar com o desenvolvimento dos processos tradicionais da área, focando em um verdadeiro RH Estratégico.
Ufa, quantas coisas a se fazer, não é mesmo RH? E olha que apenas citamos algumas das tendências relacionadas a 2020. Se formos fazer uma TO DO list de tudo que o RH tem que se atentar e realizar, a lista é grande e um pouco desesperadora. Mas calma, como primeiro passo, vamos tentar responder as seguintes perguntas:
Como podemos melhorar a efetividade e produtividade da área de RH? (ou melhor se referir a “area de gestão de pessoas”?)
Como podemos ter um maior foco estratégico para garantir processos com maior entrega e com menor custo da operação?
Como podemos determinar quais as prioridades das ações da área de forma confiável e segura?
Essas perguntas podem ser respondidas através da realização de um planejamento estratégico de RH. De acordo com o guia de diretrizes e práticas efetivas da Fundação SHRM (Society for Human Resource Management), um RH estratégico segue um sistema de práticas de recursos humanos tanto para um trabalho específico, ou para outros trabalhos, visando o melhor desempenho possível dos funcionários a fim de atender aos objetivos finais da empresa.
Certo, então uma vez que entendemos que a resposta para muitos questionamentos está voltada para o tema de planejamento estratégico de RH, como decidimos no que focar nesta grande dimensão de assuntos e temas?
O guia de diretrizes e práticas efetivas da Fundação SHRM (Society for Human Resource Management) em seu Practice Guideline de Human Resource Strategy: Adapting to the Age of Globalization, demonstra que a melhor estratégia de RH é estar focado em ter a melhor performance de seus colaboradores, que é representado pelos 3 “Somethings” a seguir:
- Have something (skills, competências e habilidades).
- Feel something (comprometimento, engajamento e motivação).
- Do something (vir ao trabalho, ser produtivo, servir aos clientes, ficar na organização).
Mas por que investir nesses 3 “Somethings”?
Sempre buscamos de nossos colaboradores o foco em “Do Something”, mas para isso acontecer as dimensões “Have” e “Feel” devem estar muito bem alinhadas. O que os funcionários fazem (do) está diretamente ligado com que eles têm (have), porque não é possível, por exemplo, ser produtivo se eles não possuem as skills necessárias para desenvolver uma atividade. Além disso, fazer algo (do) está diretamente ligado com o que os colaboradores sentem, pois eles podem escolher não serem produtivos caso tenham sentimentos negativos com relação a empresa.
Acreditamos que as ações de RH Estratégico devem estar diretamente ligadas com os objetivos do negócio e com os desafios de pessoas que cada empresa possui internamente. Dessa forma, se as ações forem muito bem planejadas e executadas, será possível ter a melhor performance de seus colaboradores e em consequência os melhores resultados para a empresa.
Segundo o relatório da Deloitte “As PMEs que mais crescem no Brasil” divulgado em 2019, a gestão de pessoas está no topo da agenda das empresas que mais crescem no Brasil. O principal investimento é o de Talentos (salário, benefícios e treinamento) que representa pouco mais de 61% de prioridade com relação a amostra da pesquisa. Aqui na Share RH pudemos notar que pouco mais de 40% dos nossos serviços contratados na área de Advisory no último ano estavam relacionados aos módulos de cargos & salários e treinamento & desenvolvimento.
E o que isso tem a ver com ações de RH estratégico?
Lembram do “Have Something”?
As empresas que mais crescem no brasil estão começando a focar neste primeiro ponto, e apenas por focar suas estratégias neste primeiro ponto já estão colhendo frutos de produtividade e crescimento financeiro.
Por fim, ficamos muito felizes de ser uma empresa que tem como objetivo dar o suporte para outras no mercado a fim de realizar essa transformação. Entendemos em conjunto com os nossos clientes, que o primeiro passo para uma melhoria contínua é investir e conhecer o que há de mais relevante e que move nossa organização, as pessoas.
Por
Juliane Gouvêa e Laura Molchansky.